quarta-feira, 8 de junho de 2011

Em busca de um mundo sustentável

07/06/2011 17h33 - Sérgio Rizzo, especial para o Yahoo! Brasil

Os eventos em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e a realização da primeira edição da Virada Sustentável, também no último fim de semana, em São Paulo, reforçaram a presença, na mídia, de temas ligados ao conceito de sustentabilidade.

A pedido da revista “Ideia Sustentável”, fiz uma relação de dez longas-metragens de ficção, realizados nos últimos dez anos, que se aproveitam de variados temas desse campo para contar as suas histórias. Eles permitem ampliar a compreensão desse universo e promover debates voltados a um público mais amplo do que o formado apenas por especialistas.

Confira abaixo os dez títulos, relacionados em ordem alfabética, e acrescente os seus.

“Avatar” (idem, 2009)

O faroeste intergaláctico de James Cameron tornou-se a maior bilheteria na história do cinema, com US$ 2,78 bilhões arrecadados em todo o mundo, e difundiu em ampla escala um compêndio de temas-chave do nosso tempo, como a exploração predatória de recursos naturais e a estratégia cega do capital.

“Em Busca da Vida” (Still Life/Sanxia Haoren, 2006)

Enquanto era construída a gigantesca hidrelétrica de Três Gargantas, o chinês Jia Zhang Ke registrou o impacto da água que subia sobre centenas de milhares de pessoas que viviam nas cidades afetadas.

“Filhos da Esperança” (Children of Men, 2006)

Baseado em romance da inglesa P.D. James, o mexicano Alfonso Cuarón realizou uma impressionante distopia ambientada na Inglaterra de 2027, quando todas as mulheres do planeta perderam a fertilidade.

“Gomorra” (idem, 2008)

O corajoso livro-reportagem do jornalista italiano Roberto Saviano e o filme baseado nele, com direção de Matteo Garrone, expõem as conexões econômicas, ambientais e humanas que regulam o mundo atual.

“O Hospedeiro” (The Host/Gwoemul, 2006)

O sul-coreano Bong Joon-ho fez um popular filme-catástrofe, sobre um monstro que surge das águas em Seul, a partir de um argumento mordaz que sugere desequilíbrios ambientais patrocinados pelos EUA.

“Neste Mundo” (In This World, 2002)

Em abordagem semidocumental, o inglês Michael Winterbottom procura entender o que gera processos migratórios ao recriar a jornada de dois refugiados afegãos que procuram chegar clandestinamente a Londres.

“Nossa Música” (Notre Musique, 2004)

No estilo ensaístico que marca a fase recente de sua carreira, o diretor franco-suíço Jean-Luc Godard faz um balanço do século 20 com base nos conceitos de inferno, purgatório e paraíso.

“A Questão Humana” (La Question Humaine, 2007)

As raízes de uma corporação determinam a cultura que se desenvolve ali, de acordo com o que descobre um psicólogo da área de Recursos Humanos nesse filme perturbador do francês Nicolas Klotz.

“Segunda-feira ao Sol” (Los Lunes al Sol, 2002)

O espanhol Fernando León de Aranoa aborda o desequilíbrio social provocado pelo desemprego, sobretudo em virtude de inovações tecnológicas e da recessão econômica, entre homens maduros na Galícia.

“WALL-E” (idem, 2008)

Outra distopia sobre o futuro da Terra, desta vez em tempo indeterminado e mais afastado, em animação da Pixar sobre um pequeno robô encarregado de gerenciar um planeta repleto de lixo.

Nenhum comentário: