sábado, 19 de julho de 2008

FANZINE ELETRÔNICO MARKETING SOCIAL NO BRASIL XXXVIII

FANZINE ELETRÔNICO MARKETING SOCIAL NO BRASIL
============ ========= ========= ========= ======
Rio de Janeiro 18 de julho de 2008 - Sexta-feira
Ano VI - Número XXXVIII - 18 de julho
Jornalista Responsável - *Márcia Neves - DRT 30181/96

Eu sou um mamute rebelde?

Curiosamente este ano recebi algumas mensagens perguntando o que
é o Fanzine e a sua proposta, o que me deixou intrigada. Parei para
pensar e cheguei a conclusão que envelhecemos (eu e o Fanzine) não
fazemos mais parte de um clube seleto de "Malditos", que não se
enquadram no terceiro setor por serem demasiado profissionais, alem de
calculistas e frios em suas analises, e rebeldes para o segundo setor,
pois apesar de conhecerem o jogo e saber como jogar, não concordam
com as normas aplicadas para com a sociedade. Somos mamutes aguardando
a extinção?
Evolução ou involução da raça humana, confesso que fico perdida,
pois não vi muitas mudanças, desde que entrei nesse processo, fazendo
uma avaliação 'fria e calculista', e eu já vivi mais de 50% da minha
espectativa de vida esperada, para um país que esta em 70º lugar no
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a Albânia e Arábia Saudita
ultrapassaram o Brasil, segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano
2007/2008. Faço o 'Mea Culpa'.
Mas não vamos nos perder, o foco é a origem do fanzine e blá,
blá, blá... Em 1999, iniciei a minha jornada autodidata, sim
menininhas e menininhos da nova geração, não existiam cursos,
disciplinas nas faculdades, ou mesmo periódicos nacionais que
abordassem marketing social, responsabilidade social, ou
sustentabilidade no Brasil, apresentando os nossos problemas, as nossa
dificuldades, assim como os conceitos atualizados para essa realidade.
Essa busca resultou no primeiro livro 'Marketing Social no Brasil',
2001, que segundo a Escola Superior de Propaganda e Marketing foi
considerado, na época, um livro pioneiro (Revista da ESPM), origem do
nome do fanzine, de la para cá vieram mais dois livros, fruto das
necessidades dos meus alunos de pós graduação, seus questionamentos e
duvidas: 'O Novo Mercado', 2002, e 'Consumo Consciente', 2003, todos
pela editora E papers (www.e-papers. com.br).
O ponta pé foi a lista de Informação Marketing Social no Brasil,
na Comunidade MSN,que foi desativada no dia 26/05/2003,uma
segunda-feira, por questões técnicas. O Fanzine Marketing Social no
Brasil foi criado no dia 22/05/2003, em paralelo, tendo a sua
hospedagem no Yahoo Grupos, um dos poucos a oferecer este tipo de
serviço gratuito e de qualidade naquela época. Ele era em HTML,
colorido, trazia, além da agenda que vocês já conhecem, arquivos para
serem baixados, artigos, porém, como não era possível garantir a
segurança dos assinantes, ele passou a ser em TXT.
Época bem chatinha a do Fanzine colorido. Eu já estava cansada de
receber reclamações na minha caixa de gente que não atualizava o
antivirus. Baixavam tudo quanto era porcaria na rede, e depois
culpavam o fanzine pelos bugs, trojanos e afins. Era o "famoso macaco
olha o teu rabo", é mais fácil olhar o rabo do outro e apontar, do que
olhar o próprio e limpar. Como o Fanzine era em HTML... vamos culpar o
Fanzine, logo, acabei com a festa: curta e grossa. A rede não é um
mundo virtual, é um mundo digital com pessoas reais, que cometem ações
reais que geram conseqüências. E atualmente se alguem quiser algo
mais que a agenda, pode acessar o blog
http://www.marciane ves.blogspot. com/, que tem uma coletânea de artigos.
Mas o que é um fanzine, jovens da nova geração?
Os fanzine [fan(atic) + (maga)zine] são publicações de caráter
marginal distribuídas e/ou publicadas pelos próprios editores, e não
profissionais. São caracterizados pela sua publicação irregular e ao
ritmo do editor;Têm baixa tiragem; Acompanham os meios tecnológicos
da época; Quanto ao formato, não há padronização; A distribuição é
restrita a círculos específicos; Não há fins lucrativos, quando são
vendidos o objetivo é financiar a edição seguinte; Possuem um tema; e
em geral, os nomes apresentam anti-convencionalis mo.
Os primeiro fanzines surgiram da década de 1930 e tratavam sobre
ficção científica. Em 1936, surge o primeiro dedicado a uma banda. Na
década de 1960 é um elemento chave no movimento de contracultura. Em
1970, o movimento Punk o utiliza como ferramenta de sua estética
"do-it-yourself" . Em 1980, é a vez dos escritores divulgarem os seus
pensamentos.
O autor de fanzines é um indivíduo que rompe com as convenções e
normas da sociedade, pois não quer ser tolido. Os fanzines são
alternativos e mais do que consumir cultura a fazem. O objetivo do
autor de fanzines é sentir-se bem consigo e mudar a sociedade. Para
Stephen Duncombe, no livro "Notes From Underground: Zines And The
Politics Of Alternative Culture", citado por James Surowiecki, é
possível um produto cultural servir de instrumento de rebelião
cultural. Se o Fanzine Marketing Social no Brasil chega a provocar
rebelião... hum... quem sabe num passado distante, ou num futuro
próximo...
Tudo esclarecido para os novos assinantes, este mamute rebelde
deseja a todos um ótimo final de semana.

------------ --------- --------- --------- --------- --
BLOGs:
Márcia Neves: http://marcianeves. blogspot. com/
Maximiliano - O Chow Chow: http://maximilianoo chowchow. blogspot. com/
Adote um CHOW CHOW sem lar http://adoteumchowc how.blogspot. com/
------------ --------- --------- --------- --------- --
=> O FANZINE ELETRÔNICO MARKETING SOCIAL NO BRASIL pertence ao gênero
de imprensa alternativa que foge as estruturas comerciais de produção
e uma de suas características é a independência.
=> Distribuição gratuita e eletrônica
=> É permitido republicar, desde que citada a fonte e sítio: Marketing
Social no Brasil www.marketingsocial nobrasil. hpg.com.br
=> Assinar Fanzine – marketingsocialnobr asil- subscribe@yahoogrup os.com.br
=> Cancelar Fanzine – marketingsocialnobr asil-
unsubscribe@ yahoogrupos. com.br
------------ --------- --------- --------- --------- --
*Márcia Neves - Jornalista, formada em Comunicação Social,
especialista em Gestão Estratégica e Qualidade, MBA em Administração
de Marketing, autora dos livros "Consumo Consciente" (2003), "O Novo
Mercado – Do Social ao Ambiental" (2002), e"Marketing Social no Brasil
(2001), todos pela Editora E-Papers - www.e-papers. com.br
------------ --------- --------- --------- --------- --
++++++++++++ ++++++
FINAL DESSA EDIÇÃO
++++++++++++ ++++++

Nenhum comentário: