quarta-feira, 31 de março de 2010

FANZINE ELETRÔNICO MARKETING SOCIAL NO BRASIL - LIVRO

Confirmado o lançamento oficial do livro "A violência contra a mulher no mercado de trabalho", de Márcia Neves, Editora E-Papers, em 27 de maio, quinta-feira, 18h, na livraria Prefácio, Rua Voluntários da Pátria, 39, Botafogo, Rio de Janeiro, Tel: 21-2527-5699.

Em algumas semanas cada assinante do Fanzine receberá em seu endereço eletrônico um convite com senha individual, que permitirá participar do sorteio de um livro durante o lançamento. Só será valido para os assinantes presentes ao evento.

Informações sobre o livro:
http://www.e- papers.com. br/produtos. asp?codigo_ produto=1713& promo=0

------------ --------- --------- --------- --------- --
*Jornalista Responsável - Márcia Neves - DRT 30181/96 - Autora dos livros "A violência contra a mulher no mercado de trabalho"(2009) , "Consumo Consciente"( 2003), "O Novo Mercado - Do Social ao Ambiental"(2002) , e "Marketing Social no Brasil"(2001) , todos pela Editora E-Papers - www.e-papers. com.br
------------ --------- --------- --------- --------- --
TWITTER https://twitter. com/marciamneves
BLOG http://marcianeves. blogspot. com/
------------ --------- --------- --------- --------- --
O FANZINE ELETRÔNICO MARKETING SOCIAL NO BRASIL pertence ao gênero
de imprensa alternativa que foge as estruturas comerciais de produção e uma de suas características é a independência. Distribuição gratuita e eletrônica. É permitido republicar, desde que citada a fonte sítio.
=> Assinar Fanzine - marketingsocialnobr asil- subscribe@yahoogrup os.com.br
=> Cancelar Fanzine - marketingsocialnobr asil-unsubscribe @yahoogrupos. com.br

lançamento do livro "A violência contra a mulher no mercado de trabalho"

Confirmado o lançamento oficial do meu ultimo livro "A violência contra a mulher no mercado de trabalho", em 27 de maio, quinta-feira, 18h, na livraria Prefácio, Rua Voluntários da Pátria, 39 - Botafogo - Rio de Janeiro - Tel. 21-2527-5699.
Ainda não sei os detalhes, mas aviso para vocês quando me avisarem.

http://www.e-papers.com.br/produtos.asp?codigo_produto=1713&promo=0


sexta-feira, 12 de março de 2010

Assassino de Glauco é conhecido da família, segundo a polícia


Sex, 12 Mar, 12h56

Por Redação Yahoo! Brasil

A polícia procura o estudante universitário Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, de 24 anos, principal suspeito do assassinato do cartunista Glauco Villas Boas e seu filho, Raoni. O crime ocorreu na madrugada desta sexta-feira (12).

Segundo a polícia, o suspeito frequentava a igreja Céu de Maria -, fundada por Glauco há cerca de 15 anos e que seguia a doutrina do Santo Daime -, mas estava afastado dos cultos havia seis meses.

As primeiras informações sobre a morte do artista e seu filho davam conta que as mortes haviam ocorrido durante uma tentativa frustrada de assalto à residência da família, na Estrada Alpina, no bairro Jardim Santa Fé, em Osasco, na Grande São Paulo.

O estudante teria ido à casa de Glauco levando uma pistola. Supostamente teria havido discussão, na qual o rapaz disse que iria se matar, e pai e filho tentaram demovê-lo da ideia.

O advogado da família, Ricardo Handro, deu, também num primeiro momento, uma versão diferente, alegando que dois homens invadiram a residência. Eles estariam drogados e com ameaças teriam rendido o cartunista, sua mulher e filha. Após negociações com os suspeitos, Glauco saiu com os bandidos e foram surpreendidos por seu filho Raoni, que chegava da faculdade. Nesta hora os bandidos teriam atirado.

Os corpos de Glauco e Raoni foram liberados no fim da manhã desta sexta. A pedido da família, o velório será uma cerimônia reservada e o acesso ao público só será permitido no enterro, previsto para amanhã, no Cemitério Gethsemani Anhanguera.

Glauco era o criador dos personagens Geraldão, Dona Marta e Casal Neuras, entre outros. Ele manteve-se fiel ao seu traço único, com nanquim no papel.

Veja o site oficial do cartunista.

No começo dos anos 70, o paranaense Glauco foi trabalhar no "Diário da Manhã", em Ribeirão Preto, onde fazia a tira "Rei Magro e Dragolino". Pouco tempo depois, em 1976, o jovem cartunista foi premiado no Salão de Humor de Piracicaba. Com o destaque do prêmio, no ano seguinte ele começou a publicar esporadicamente suas tiras na "Folha de S. Paulo". Mas foi a partir de 1984 que ele passou a desenvolver tiras diárias para competir com as americanas.

Foi na Folha, que começou a parceria com Angeli e Laerte. Os três alcançariam sucesso nas bancas em revistas como a "Chiclete com Banana", com tiragens de até 150 mil exemplares. Ele também fez parte da equipe de redatores do program "TV Pirata", da TV Globo.

O que é o Santo Daime?
O Santo Daime é uma religião originária do norte do Brasil. Segundo o site da igreja, o Culto Eclético da Fluente Luz Universal é "um trabalho espiritual, que tem como objetivo alcançar o autoconhecimento e a experiência de Deus ou do Eu Superior Interno."

Para isso, eles se ultilizam, dentro de um contexto ritual tido como sagrado, da bebida enteógena sacramental conhecida como ahyausca e que foi rebatizada pelo Mestre Irineu, fundador da igreja, como Santo Daime. Os adeptos lembram que o uso de uma substância enteógena como sacramento parece ter feito parte das principais tradições religiosas da antiguidade e fornecido a base visionária de muitas das principais grandes religiões hoje existentes no mundo.

Ainda de acordo com os fundadores da igreja, o "culto litúrgico, que se resume em comungar, nas datas apropiadas, a bebida à guiza de sacramento, se denomina Eclético, por que suas raízes estão impregnadas de um forte sincretismo entre vários elementos culturais,folclóricos e religiosos.O uso do sacramento Santo Daime é relizado nas datas do seu calendário festivos, obedecendo as regras rituais que foram estabelecidas pelo Mestre Irineu e pelo Padrinho Sebastião."

A Doutrina do Santo Daime ou a Doutrina do Mestre Irineu, como também é identificada, nasceu dentro da floresta, brotou no seio do seu povo, uma gente muito humilde e digna. A sua mensagem, que se encontra reunida na forma de coleções de hinos recebidos pelos mestres e adeptos,prega o amor pela natureza e consagra o mundo vegetal e todo o planeta como sendo o cenário sagrado da nossa mãe-terra.

Tiau, Glauco!

O Brasil fica mais triste hoje, morre um dos maiores cartunista da minha geração: Glauco Villas Boas, aos 53 anos, na madrugada de hoje após ser baleado durante uma suposta tentativa de assalto, em sua casa, na Grande São Paulo, assim como o seu filho de 25 anos, Raoni. Eu que passei uma boa parte da minha horripilante adolescência, como toda boa adolescência deve ser, me deliciando com Geraldão, Chiclete com Banana e Piratas do Tiete, não consigo imaginar que não exista mais a possibilidade de encontrar Los Três Amigos: Glauco, Angeli e Laerte em um HQ, que juntos os três cartunistas mostraram ao mundo que os HQs nacionais não eram só Maurício de Souza, em uma época que hoje parece tão remota.


É completamente insano, perder um artista revolucionário como o Glauco para uma pistola de um assaltante. Seu bem maior, a sua criatividade, ele já compartilhava com todos nós. Com a Morte do Glauco todos ficamos órfãos, não temos mais os nossos anti-heróis, marca registrada do artista com o seu traço simples e humor ácido.


Para quem ainda não conhece a sua obra, Glauco publicava em UOL Humor dois de seus personagens: Netão e Ficadinha, no jornal Folha de S.Paulo, diariamente na Folha Quadrinhos, e na Página 2, de editoriais Charges Políticas. Glauco também colaborava mensalmente com quadrinhos do Geraldinho para a Folhinha, o suplemento infantil da Folha de S. Paulo. Publicou três livros: "Minorias do Glauco", independente, em 1981, e pela Circo Editora, "Geraldão" e "Abobrinhas da Brasilônia". Também pela Circo Editora lançou entre os anos 80 e 90 cerca de 40 revistas do "Geraldão".


Glauco, seja feliz no céu dos cartunista, pois deve existir um só para vocês.

sexta-feira, 5 de março de 2010

FANZINE ELETRÔNICO MARKETING SOCIAL NO BRASIL - 44

FANZINE ELETRÔNICO MARKETING SOCIAL NO BRASIL
Rio de Janeiro, 05 de março de 2010. Ano 8. N 44.*


DIA 08 DE MARÇO de 2010 - DIA IRTENACIONAL DA MULHER

100 anos de luta constante, por um mundo mais justo para todos.



A violência simbólica envolve o processo de socialização do indivíduo e está baseada na fabricação de crenças, onde este passa a avaliar o mundo de acordo com os critérios, valores e padrões definidos por uma pessoa, grupo de pessoas, ou classe dominante. Como exemplos clássicos de violência simbólica podemos citar as interpretações sexistas religiosas com relação à mulher, pois “Eva ao entregar a maçã a Adão” passa a ‘culpa’ do pecado original à mulher. Outro forte exemplo está no Evangelho de Maria Madalena (Os pergaminhos de Nag Hammadi), texto gnóstico, encontrado em Oxirrinco, Egito, cujos textos foram publicados entre os anos de 1938 e 1983, que nos revela a face preconceituosa de Pedro, que rejeita os ensinamentos passados a Maria Madalena, por Jesus, por esta ser mulher, que, por sua vez, no ano de 591, foi associada pelo Papa Gregório com a figura da prostituta. E somente no ano de 1969 o Vaticano corrigiu essa afirmação, ou seja, 1.378 anos depois. Uma prova cabal da Igreja oficial contra a liderança da mulher, visto ser, entre os discípulos de Jesus, Maria Madalena a mais próxima. Como reflexo temos exemplos, como o do juiz Edilson Rumbelsperger Rodrigues, de Sete Lagoas, MG, que foi contra a Lei Maria da Penha (ver anexo I), um marco na defesa da mulher contra a violência doméstica, que rejeitou pedidos de medidas contra homens que agrediram e ameaçaram suas companheiras, com a seguinte justificativa:

“Ora, a desgraça humana começou no Éden: por

causa da mulher, todos nós sabemos, mas também

em virtude da ingenuidade, da tolice e da fragilida-

de emocional do homem (...) O mundo é masculino!

A ideia que temos de Deus é masculina! Jesus foi

homem!”

Segundo o juiz, o controle sobre a violência contra a mulher“tornará o homem um tolo”.


NEVES, Márcia. A violência contra a mulher no mercado de trabalho. E-papers: Rio de Janeiro, 2009, p.26,27.




A C O N T E C E N D O

CONFERÊNCIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL E ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA

23/03 e 25/03

Esta acontecendo as etapas estaduais, tema central a discussão e formulação de estratégias de prevenção e resposta a desastres para fortalecer o Sistema Nacional de Defesa Civil. http://www.pro-conferenciadefesacivil.org/


CONFERÊNCIA MUNDIAL DOS POVOS SOBRE MUDANÇA CLIMÁTICA E OS DIREITOS DA MÃE TERRA

20 a 22/04

Em Conchabamba, Bolívia, de, mais informações http://www.cmpcc.org .


NORMA ISO 26000 É APROVADA

Mas ainda pode sofrer algumas alterações até a sua publicação final em setembro. A ISO 26000 define responsabilidade social como: “A responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que:
• Contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e bem-estar da sociedade;
• Leve em consideração as expectativas dos stakeholders;
• Esteja em conformidade com a legislação aplicável e seja consistente com normas internacionais de comportamento;
• Esteja integrada em toda a organização e seja praticada em seus relacionamentos.


CURSO A DISTANCIA

Curso de extensão a distancia, responsabilidade social, UFRJ/LTDS - Quinta turma

Coordenado por Rita Afonso

Período: 05/04 a 28/06

Carga horária: 90 horas

Disciplinas: Responsabilidade Social e Técnicas e Ferramentas de Responsabilidade Social.

Mais informações no sitio http://www.ltds.ufrj.br



IX COLÓQUIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS

Inscrições até 31/07

Em São Paulo (SP), de 8 a 14 de novembro. O tema será “Uma avaliação do Sistema Global de Direitos Humanos sob a Perspectiva do Hemisfério Sul: Estratégias Comuns e Propostas de Reforma” . Inscrições www.conectas.org/coloquio


VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE MENTAL E DIREITOS HUMANOS.

19 a 22/11

Realizado pela Universidade popular Mães da Praça de Maio. Informações pelo e-mail congreso@madres.org ou no sitio www.madres.org.



FIM DA EDIÇÃO

FICHA TÉCNICA
-------------------------------------------------
Fontes de consulta - Abdl, Abong, Akatu, Gife, Idec, Rits, Agência Patricia Galvão, Envolverde
--------------------------------------------------
*Jornalista Responsável - Márcia Neves - DRT 30181/96 - Autora dos livros "A violência contra a mulher no mercado de trabalho"(2009), "Consumo Consciente"(2003), "O Novo Mercado - Do Social ao Ambiental"(2002), e "Marketing Social no Brasil"(2001), todos pela Editora E-Papers - www.e-papers.com.br
--------------------------------------------------
TWITTER https://twitter.com/marciamneves
BLOG http://marcianeves.blogspot.com/
--------------------------------------------------
O FANZINE ELETRÔNICO MARKETING SOCIAL NO BRASIL pertence ao gênero
de imprensa alternativa que foge as estruturas comerciais de produção e uma de suas características é a independência. Distribuição gratuita e eletrônica. É permitido republicar, desde que citada a fonte sítio.
=> Assinar Fanzine - marketingsocialnobrasil- subscribe@yahoogrupos.com.br
=> Cancelar Fanzine - marketingsocialnobrasil-unsubscribe@yahoogrupos.com.br