quinta-feira, 3 de maio de 2012

Dia do Trabalhador X Dia do Trabalho


03/05/2012

Márcia Neves
Passei a semana escutando jornalistas dizendo que no dia 1º de Maio se comemora  o Dia do Trabalho. Eu me perguntava: será ignorância, pura alienação, ou (em meus momentos de surto psicóticos) manipulação maniqueísta?  Não me conformo, principalmente por vivermos num país onde ainda existe trabalho escravo e infantil, onde o empregador discrimina por cor, idade, deficiência física, sexo, orientação sexual e credo, e onde trabalhadores são expostos a riscos ambientais, principalmente nas áreas rurais de nosso Brasil. Uma  injustiça a todos os trabalhadores que morreram lutando por condições de trabalho dignas, e principalmente pela redução da jornada de trabalho de 16 para 8 horas diárias, em 1886, nos EUA e, em 1891, na França.  No dia 1º de Maio se comemora o Dia do Trabalhador.

História:
No dia 1º de Maio de 1886 iniciou-se uma greve geral com milhares de trabalhadores  em Chicago, EUA, que revindicava  a redução da jornada de trabalho.  No dia 3 de Maio, trabalhadores foram mortos pela policia e, no dia seguinte, uma bomba foi lançada pelos manifestantes causando a morte de policiais que reagiram matando mais trabalhadores, terminando assim a paralisação. Três anos depois, a segunda Internacional Socialista, em Paris, passou a convocar anualmente a todos os trabalhadores no dia 1º de Maio para a luta pelas 8 horas de trabalho diário. Em 1º de Maio de 1891, no norte da França, ocorre um novo confronto  entre policiais e trabalhadores gerando  novas vitimas. Sensibilizada, a Internacional Socialista de Bruxelas  proclama o dia 1º de Maio como o dia Internacional de revindicação de condições laborais. 

 Historicamente, o dia 1º de Maio “pertence” ao trabalhador e não ao trabalho, que figurativamente representa o empregador. É o momento do trabalhador para revindicar direitos e apresentar pautas para negociações. Dizer que o dia 1 º de Maio é o Dia do Trabalho é tirar a sua verdadeira essência e representatividade

Nenhum comentário: