terça-feira, 22 de novembro de 2016

Eu sou uma pessoa iludida e feliz


Eu sou uma pessoa iludida e feliz



Márcia Neves

Niterói, 21/11/2016.



“Os homens acreditavam que o estabelecimento do sufrágio universal garantia a liberdade dos povos. Mas infelizmente esta era uma grande ilusão e a compreensão da ilusão, em muitos lugares, levou à queda e à desmoralização do partido radical. Os radicais não queriam enganar o povo, pelo menos assim asseguram as obras liberais, mas neste caso eles próprios foram enganados.”. MICHAEL ALEXANDROVICH BAKUNIN





Eu me iludo todos os dias. Escamoteio deliberadamente os meus sentido todos os dias e amo fazer isso. Eu olho para o céu e penso no seu tom agradável de azul do amanhecer, ou alaranjado do entardecer, e ignoro que é um fenômeno físico que ocorre na atmosfera, denominado de espalhamento de Rayleigh. Eu olho para o mar e admiro as suas nuances entre o verde, o azul e o chumbo ignorando que de fato a água é transparente e o que vejo é o reflexo das partículas de areia e de microrganismos atingidos pela luz solar e acho o máximo.



Sonhar é o que me faz continuar, e se isso me faz ser uma iludida, eu sou uma iludida. Então, me chamem de iludida. Eu realmente gosto de ser uma iludida. Eu quero sonhar. Quero embaralhar (ainda mais) a minha mente e desejar muito um país incrível.



Eu amo sonhar acordada e me iludir que coisas boas podem acontecer.  Porque talvez elas aconteçam e aí já estarei acordada e poderei vê-las. Como iludida que eu sou, eu acredito que as coisas boas vão acontecer realmente, pois sou uma iludida! Uma lógica inquestionável dos iludidos.



E como iludida que sou, acredito que dias melhores virão. Provavelmente ainda teremos alguns dias ainda piores, ou melhor, meses, talvez anos, quem sabe eu talvez nem esteja viva para ver, pois faz parte do processo, mas os dias melhores virão. O Rio de Janeiro vai se estabilizar. O Brasil se desenvolverá de forma sustentável. Cotas para mulheres, negros, índios e deficientes serão algo do passado e não haverá mais ódio com relação ao “diferente”, pois seremos uma sociedade consciente e igualitária de fato.  



Então, é assim que ficamos. Sim, eu sou uma iludida, logo eu sonho e almejo o impossível que é possível. E como toda iludida eu também sou redundante, pois o iludido reforça a sua ilusão, do contrário seria só um pensamento vago. Por conseguinte, sou persistente como um sabujo, que mesmo com o nariz ensanguentado não perde a sua pista, assim sou eu com os meus sonhos. Mas antes uma redundante e alegre sonhadora, que acredita que algo bom pode acontecer, do que uma infeliz, rabugenta, sem esperanças, que vive pelos cantos lamuriando-se da vida. Uma salva para nós, os iludidos esperançosos!



Márcia Moreira Neves

Jornalista e escritora -  https://sites.google.com/site/marcianeves/

Nenhum comentário: